BLOG

Este é nosso espaço para falarmos um pouco mais sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aqui, compartilharemos artigos, tiraremos dúvidas e daremos dicas sobre o assunto.

RESILIÊNCIA EMOCIONAL - O que é?

POSTADO POR META | 05/06/2020

A palavra resiliência, na sua raiz, se refere a uma propriedade física de corpos que quando submetidos ao estresse voltam com uma força maior do que tinha antes. Como, por exemplo, o elástico e a mola. Trazendo esse conceito para o comportamento humano, significa que ao sofrer ou passar por experiências difíceis, o indivíduo consegue voltar emocionalmente saudável à vida.
Dito isso, vamos explicar o porquê que a adversidade não deve ser removida da experiência da criança na pretensão à felicidade plena.
Por mais que tentemos controlar o nosso ambiente e o das nossas crianças para que não vivenciemos situações desconfortáveis, apenas limitamos nossas vidas e criamos uma realidade falsa, visto que a maioria das situações com as quais nos deparamos não pode ser controlada.
Outro aspecto que devemos considerar é de que o nosso mundo é feito de contrastes e, quando o contrate é muito pequeno nosso cérebro não é capaz de perceber essa diferença. É preciso que esse contraste seja grande o suficiente para ser percebido. Isso significa que é preciso ver o escuro para poder ver o claro, experimentar o frio para poder valorizar o calor, ou vice versa. E, assim é a alegria em relação à tristeza, o desamor ao amor, entre tantos outros. A felicidade está por tanto na valorização dos contrastes.
Desse modo, a solução para uma vida mais plena e feliz não está em remover ou amenizar as situações desconfortáveis da vida de nossas crianças, que com certeza irão ocorrer, mas, com compaixão, incentivá-las a serem corajosas auxiliando-as a desenvolver recursos internos para lidar com os obstáculos com os quais se deparam. Ou seja, desenvolver a capacidade de resiliência.
Como auxiliá-las nesse processo será um assunto para nossa próxima conversa!

Fonte

Imagem: Fonte

Comentários:

Posts relacionados:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será publicado. Os campos com (*) são obrigatórios.

Comentário: *
Nome: *
E-mail: *