BLOG

Este é nosso espaço para falarmos um pouco mais sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aqui, compartilharemos artigos, tiraremos dúvidas e daremos dicas sobre o assunto.

Entendendo as Dificuldades da Compreensão Leitora

POSTADO POR META | 07/02/2023

A compreensão leitora, como já vimos, é uma atividade extremamente complexa, que envolve múltiplos fatores. Permite ao aluno se desenvolver em todas as suas potencialidades e evoluir em sua vida acadêmica, uma vez que, ao compreender o que lê passa a se motivar para ler mais e a ler para aprender.

No entanto, mesmo após a criança atingir a fluência de leitura, que é um pré-requisito fundamental para a compreensão, algumas dificuldades poderão surgir. Vamos agora descrevê-las em seus vários níveis.

O desconhecimento do significado das palavras de um texto representa a dificuldade mais básica de compreensão. O estímulo para a expansão de vocabulário deve estar, portanto, presente desde os primeiros anos de vida da criança.

A análise e a reflexão sobre as ideias e proposições do texto representam um nível de maior complexidade. Nessa etapa pode ocorrer a perda de continuidade entre as ideias e a consequente dificuldade de integração entre elas. A partir daí, mesmo identificando o assunto, o leitor não sabe o que o texto quer dizer. E, por fim, mesmo reconhecendo o teor do texto, não o percebe como um todo. Dessa forma, destaca-se a importância do ensino formal e explícito das diferentes estruturas que compõem um texto, seja ele narrativo, dissertativo ou nas outras formas que se apresentam.

A capacidade para fazer inferência, que implica em integrar o conteúdo do texto aos conhecimentos prévios e reconhecer a proposta que não está explícita, é de extrema importância para uma boa interpretação. A inabilidade nesse processo poderá representar outra dificuldade para a compreensão leitora.

Existe, ainda, uma etapa final para a boa compreensão, que só acontece se todo esse caminho anterior se deu de forma satisfatória, que está relacionada ao sentimento do leitor de estar plenamente convencido de ter compreendido o texto. A falta de convicção leva este a buscar outros possíveis sentidos para aquilo que leu, gerando confusões e até interpretações errôneas.

A dificuldade em compreender um texto tende a se acentuar com o avanço na escolarização, pois os conteúdos curriculares aumentam tanto em quantidade, como em complexidade. Essa dificuldade, acentuada pela maior demanda escolar, impacta o aprendizado em todas as disciplinas.

O uso de estratégias específicas para a compreensão leitora é fundamental durante o processo escolar. Possibilita ao aluno o aprendizado, gradual, de como absorver as informações e as ideias trazidas pelo texto de modo eficiente, e retê-las para que possa utilizá-las como base para os novos conhecimentos a que será exposto.

Existem diversos programas para aplicação em contexto educacional ou clínico, que fornecem atividades passo a passo com o objetivo de capacitar o escolar à compreensão profunda do texto. Reafirmamos aqui que, a aquisição dessa habilidade possibilita ao leitor o prazer em aprender e a se desenvolver tanto academicamente, quanto como indivíduo socialmente integrado.

Cunha, V L O, Capellini, S A(2019) Programa de Intervenção para Compreensão de Leitura de Textos Narrativos e Expositivos PrintComle 1a edição Ribeirão Preto: Booktoy / Cunha, V L O, Capellini, S A (2014) Protocolo de Avaliação de Compreensão de Leitura para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1a edição Ribeirão Preto, SP : Booktoy Livraria e editora LTDA/ Cunha, V L O, Capellini, S A(2019) Programa de Intervenção para Compreensão de Leitura de Textos Narrativos e Expositivos PrintComle 1a edição Ribeirão Preto, SP : Booktoy Livraria e editora LTDA

Imagem: Imagem de Freepik

Comentários:

Posts relacionados:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será publicado. Os campos com (*) são obrigatórios.

Comentário: *
Nome: *
E-mail: *