BLOG

Este é nosso espaço para falarmos um pouco mais sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aqui, compartilharemos artigos, tiraremos dúvidas e daremos dicas sobre o assunto.

FUNÇÕES EXECUTIVAS

POSTADO POR META | 20/06/2018

Vocês já ouviram falar em Funções Executivas? Este é o tema da nossa conversa de hoje.
Funções executivas é um conjunto de habilidades integradas necessárias para que possamos avaliar os estímulos que recebemos do ambiente e direcionar as nossas respostas comportamentais com eficiência. Em outras palavras, o papel das funções executivas é regular a cognição, o comportamento e as emoções de acordo com as demandas de cada situação específica.
Para que isso ocorra, existe uma área do nosso cérebro, a área pré-frontal, responsável por este processo.
Atualmente, consideram-se três habilidades principais das funções executivas que são a memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva. Vamos agora entender cada uma delas e sua importância.
A memória operacional, também chamada de memória de trabalho, é a habilidade de manter uma informação por um curto período, no máximo 2 a 3 minutos. É como se essas informações ficassem "online" para solucionarmos algum tipo de problema fazendo relações e integrando-as com informações já armazenadas na memória.
A inibição ou controle inibitório é uma habilidade que nos permite reagir de maneira a controlar a impulsividade, sendo fundamental para a nossa capacidade de adaptação e interação interpessoal. Dessa forma, possibilita um melhor direcionamento e uma maior eficiência dos processos cognitivos e comportamentais.
A terceira habilidade, flexibilidade cognitiva, permite a adaptação às demandas do ambiente através da habilidade de visualizar uma determinada situação sob ângulos diferentes, permitindo a mudança de regras, conceitos e direcionamentos.
Agora que entendemos estes conceitos, é só aguardar pelo nosso próximo encontro.
Até lá!

GÓMEZ, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa. Transtornos de Aprendizagem e Autismo. 1.ed. Editora Grupo Cultural, 2014.

Imagem: Projetado pelo Freepik

Comentários:

Posts relacionados:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será publicado. Os campos com (*) são obrigatórios.

Comentário: *
Nome: *
E-mail: *