BLOG

Este é nosso espaço para falarmos um pouco mais sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Aqui, compartilharemos artigos, tiraremos dúvidas e daremos dicas sobre o assunto.

A importância do Enfrentamento dos Medos

POSTADO POR META | 25/03/2021

Hoje vamos conversar um pouco sobre a importância do enfrentamento dos medos.
O que é o medo? Qual a sua função?
É qualquer situação que seja percebida como ameaçadora. Então o corpo se prepara para dois resultados possíveis: enfrentar a situação ou fugir. Isso faz com que o cérebro trabalhe muito produzindo grande quantidade de adrenalina, o que pode gerar alterações corporais como tremor, enjoos, dores agudas nos braços, pernas, ombros, entre outros.
O medo tem a função de proteção e impede que coloquemos nossas vidas em risco. Embora ele faça parte da vida normal, faz-se necessário, para o desenvolvimento saudável, aprender a controlar esse sentimento, caso contrário, ao invés de benéfico, pode ser incapacitante e prejudicar esse processo.
A intensidade do medo depende muito da personalidade de cada indivíduo, e essa é constituída pelo temperamento de cada um e pelo ambiente em que vive. O temperamento diz respeito à maneira como cada indivíduo responde ao meio e depende da carga genética.
Alguns medos fazem parte do desenvolvimento natural, por exemplo, da separação dos pais, de pessoas desconhecidas, do escuro, de dormir sozinho, da morte. Outros podem ser adquiridos após vivências negativas de determinadas situações, tais como, de cachorro, de piscina etc.
Quando a criança é retirada frequentemente de situações que lhe causam medo há uma sensação de alívio imediato. No entanto, é um falso sentimento de que tudo está resolvido pois a real mensagem que passamos é de que ela é um ser frágil e não sabe enfrentar dificuldades. Esse é o caminho mais fácil. Não o mais saudável.
Quando transmitimos segurança e confiança à criança através de atitudes firmes e amorosas há grandes chances que ela supere seus medos. Podemos dizer, por exemplo: ?Sim eu compreendo. Você está com medo, isso é normal, mas você também é corajosa e saberá enfrentar isso?.
Lembrem-se:
Retirar frequentemente a criança das situações de medo pode torná-la frágil e predisposta a fugas. No entanto, o enfrentamento pode fortalecê-la para a próxima situação.
Essa é uma importante reflexão considerando o contexto atual, em que está vivenciando movimentos constantes de interrupção e de volta às aulas, de acordo com o agravamento da pandemia, e que envolve notícias de doença grave, internações e mortes.

Equipe Meta

Imagem: Criança foto criado por karlyukav - br.freepik.com

Comentários:

Posts relacionados:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail não será publicado. Os campos com (*) são obrigatórios.

Comentário: *
Nome: *
E-mail: *